Helder decreta situação de emergência em Oriximiná
4 mins read

Helder decreta situação de emergência em Oriximiná

Decreto publicado em edição extra nesta terça (21) visa agilizar assistência às famílias atingidas e garante reconstrução emergencial nas áreas atingidas

Instagram Twitter

Com informações da Agência Pará

Imagem ilustrativa da notícia PA: Governo decreta situação de emergência em OriximináPara gerenciar esta grande força-tarefa no município, o Governo do Pará criou a “Sala de Situação”, um local que integra os órgãos da (Segup), (Setran) e a (Seaster), além da Prefeitura Municipal. | (Foto: Augusto Miranda/Ag. Pará)

Belém- O Governo do Pará decretou nesta terça-feira (21) situação de emergência no município de Oriximiná, oeste do Estado, devido as fortes chuvas que têm atingido a cidade, causando muitos transtornos para os cerca de 80 mil habitantes. O decreto foi motivado por um pedido da Prefeitura Municipal de Oriximiná, que aponta a vulnerabilidade da região que possui uma topografia “bastante acidentada”.

O documento da prefeitura também conclui que o município é composto por aclives e declives, o que propicia o acúmulo de água nas partes mais altas, causando “o surgimento de enxurradas bruscas, intensas e violentas que atingem as áreas urbanas mais baixas, de forma bastante degradante onde vários logradouros públicos e algumas residenciais de vários bairros sofreram grandes danos e causaram medo e destruição por onde passaram”.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Jayme Benjó, vem trabalhando na assistência às famílias atingidas. De acordo com o Comandante, o trabalho em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos do governo vai garantir o suporte necessário à população.

“A Secretaria de Transportes já está em deslocamento para o município. Os engenheiros especialistas irão trabalhar em cima de um projeto para a drenagem desta natureza, que envolve um processo erosivo de grandes dimensões. A Secretaria de Assistência Social, Emprego e Renda já pode atuar com os benefícios eventuais às vítimas. A Defesa Civil do Estado pode atuar com itens de ajuda humanitária, se for o caso de famílias que tenham perdido seu imóvel, o que ainda não é o caso. Juntamente com isso, temos também o trabalho do Sistema de Segurança Pública, fundamental nesta logística, por meio do Graesp, bem como a atuação da Polícia Militar, de forma integrada. Logo, o decreto tem esse papel, de criar a situação jurídica que permite ao Governo do Estado atuar com uma resposta emergencial. Também para que possa fazer as contratações de serviços ou empresas de engenharia para iniciar o trabalho de drenagem nesses locais atingidos”, disse o coronel.

Para gerenciar esta grande força-tarefa no município, o Governo do Pará criou a “Sala de Situação”, um local que integra os órgãos da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Secretaria Regional de Governo, a Secretaria Estadual de Transporte (Setran) e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), além da Prefeitura Municipal. Para compor esta grande equipe, nesta quarta-feira (22) estarão chegando engenheiros da Setran ao município e técnicos do serviço Geológico do Brasil (CPRM)

O trabalho de toda esta grande equipe do governo estadual vem priorizando interdições para evitar que pessoas sejam vítimas de enchentes. Na tarde desta terça-feira (21), 33 pessoas foram desocupadas preventivamente de suas residências, por estarem nas proximidades de pontos críticos do município. Das oito famílias, sete foram para casas alugadas pela prefeitura e uma família foi abrigada por parentes.

Somos independente Apoie nosso tabalho via pix 92 994961969

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *