Auricélia Arapiun liderança indígena denuncia ameaças de morte em Santarém
1 min read

Auricélia Arapiun liderança indígena denuncia ameaças de morte em Santarém

Siga nosso Instagram  Siga nosso Twitter 

92amz

Santarém- A coordenadora do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), Auricélia Arapiun, denunciou no último dia 3, que está sofrendo ameaças de morte de pessoas que exploram a atividade madeireira ilegal na Reserva Extrativista Tapajós e Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará. Além dela, também estão sendo ameaçadas a presidenta e vice-presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (STTR), Ivete Bastos e Edilson Silveira, e Maria José, presidente da Tapajoara. As ameaças começaram quando as lideranças se opuseram contra a extração ilegal de madeira na região e lutarem pelo direito à consulta prévia, livre e informada no território da Reserva Extrativista Tapajós e Arapiuns.

A Resex Tapajós e Arapiuns é alvo constante da cobiça de madeireiros e grileiros de terra há muitos anos, que extraem as riquezas da região ilegalmente e sempre intimidando os povos tradicionais e quem se opõe às suas investidas. 

A denúncia feita por Auricélia Arapiuns ganhou força nas redes sociais e muitas instituições e entidades de classe divulgaram nota de solidariedade à liderança indígena, além de cobrarem providências das autoridades para que as ameaças sejam investigadas e também sejam garantidas proteção à vida das vítimas. 

Somos independente Apoie nosso tabalho via pix 92 994961969

Confira a integra no Portal OESTADONET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *