
OLHA O ACARÍ!!
Nesta época, a cambada de quatro peixes sai por R$ 10,00
Via José Maria Piteira

92amz- Nas cidades de Monte Alegre, Prainha e Almeirim, no oeste do Pará, nesta época do ano, os acarís (Loricariidae) começam a aparecer em boa quantidade – o tempo de fartura apenas começa, “e vai melhorar”, avisou um pescador.
Nesta época, a cambada de quatro peixes sai por R$ 10,00. Cruzei com uns vendedores na orla de Almeirim. “Olha o acarí!”, gritavam aos consumidores. Com o preço bom, o almoço terá acarí – de preferência, na brasa, acompanhado de pimenta, limão e farinha. E só!
Os três municípios disputam o título de “o melhor acarí da região”, longe de um imaginário consenso.
Já “o melhor piracuí”, a farinha feita com a carne do peixe, é o de Prainha, que já ganhou um selo de qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os prainhenses se gabam disso, pra inveja de pinta-cuias e almeirincanos.
Todos os meses, toneladas de pescados deixam esses municípios para abastecer os mercados de Belém e Macapá.
E começa, agora, a rica piracema da dourada, o peixe que tem a maior migração para reprodução. Pescadores de Almeirim pescam às centenas de toneladas. Mas o município não ganha o que poderia. Tudo é vendido para atravessadores, sem qualquer beneficiamento.
É preciso se pensar em uma política local/regional que melhor valorize essa produção, verticalizando-a para agregar valor, gerar emprego e renda aos trabalhadores e receita aos municípios.
Isso dá uma boa roda de conversa.
Somos independentes apoie nosso tabalho via pix (92) 994961969
Você tem o livre arbitrio para fazer seu pix com qualquer valor, nossos colaboradores agradecem. não vendemos assinaturas, portal está no ar com o esforço de seus idealizadores