A volta da linha branca: Lula propõe reativação de programa de incentivo à compra de eletrodomésticos
Presidente sugeriu retomada de programa de descontos em geladeiras, máquinas de lavar e televisores para estimular consumo e setor industrial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma sugestão ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para reeditar um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar e televisores.
Em seu segundo mandato como presidente, no ano de 2009, Lula lançou um programa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em itens da linha branca, o que gerou impacto positivo nas vendas desses produtos na época.
Durante o discurso, Lula destacou que as pessoas precisam, de tempos em tempos, trocar seus utensílios domésticos. “Até falei para o Alckmin: ‘Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?’. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, afirmou Lula.
Em seguida, o presidente direcionou seu pedido à ministra do Planejamento, Simone Tebet, solicitando que ela flexibilize as medidas para que o governo possa “facilitar a vida do povo que quer ter acesso” a esses produtos. Lula enfatizou que o consumo deve ser responsável e que as pessoas não devem gastar além de suas possibilidades.
Somos independentes apoie nosso tabalho via pix (92) 994961969
Você tem o livre arbitrio para fazer seu pix com qualquer valor, nossos colaboradores agradecem. não vendemos assinaturas, portal está no ar com o esforço de seus idealizadores