Zona Franca de Manaus retoma o seu protagonismo
O maior modelo econômico, social e ambiental do país sofreu nos últimos cinco anos grandes prejuízos
Eduardo Braga*
92amz
A recente visita ao Amazonas do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforça o compromisso assumido pelo presidente Lula com o nosso Estado, ao mesmo tempo que resgata o protagonismo da Zona Franca de Manaus no cenário econômico nacional.
O maior modelo econômico, social e ambiental do país sofreu nos últimos cinco anos grandes prejuízos. Isso levou empresas do setor de concentrados, por exemplo, a abandonar o Polo Industrial de Manaus, deixando diversas famílias sem emprego e renda. Mas, as coisas mudaram, e a Zona Franca está a cada dia fortalecida. Isso é excelente para todos os amazonenses.
Essa é a segunda vez que o vice-presidente vem a Manaus. Nesta última visita, presidiu a reunião do Conselho de Administração da Suframa, o CAS, e anunciou investimentos de R$ 727,3 milhões para projetos industriais, de serviços e agropecuários. A expectativa é a geração de mais de mil postos de trabalho para os amazonenses.
Alckmin também assinou o contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia, o CBA, com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos. Traduzindo, isso representa a transferência de atribuições para ampliar a atuação do CBA e buscar recursos privados para a realização de negócios na região, também com expectativas de geração de empregos.
Outra agenda importante do vice-presidente foi a inauguração do Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus, na zona Leste, a convite do prefeito David Almeida. Trata-se de um polo que servirá como incubadora para 28 indústrias, que vai gerar cerca de 400 empregos diretos.
E agora, na relatoria da Reforma Tributária, vamos somente consolidar tudo já feito na Câmara dos Deputados pela manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus – fruto de um trabalho coletivo que envolveu todos os congressistas do Amazonas, além do Governo do Estado e do ministro Fernando Haddad, da Fazenda.
Somos independentes apoie nosso tabalho via pix (92) 994961969
Você tem o livre arbitrio para fazer seu pix com qualquer valor, nossos colaboradores agradecem. não vendemos assinaturas, portal está no ar com o esforço de seus idealizadores
*Ex-governador do Amazonas, senador da República, líder do MDB no Senado e relator da reforma tributária
COMPARTILHE