Boto Tucuxi brilha na primeira noite de apresentações no Sairódromo
Apresentação do Boto Tucuxi aconteceu na noite de sexta-feira (15)
ALTER DO CHÃO
Por: Manoel Cardoso /Portal Santarém
Magia, luz, encanto e sedução marcaram a apresentação do Boto Tucuxi, na primeira noite de disputa, nesta sexta-feira, 15, no Sairódromo, em Alter do Chão, distante 37 quilômetros de Santarém, oeste do Pará.
Com o tema intitulado “Yandé, o Sairé”, que trouxe na sua essência a coletividade e a união do povo borari, o Boto Tucuxi mostrou ao público os 16 itens, que serão avaliados pelos jurados. O tema fez alusão a Festa do Sairé, que aconteceu no ano de 1973, e que em 2023, completa 50 anos da sua retomada.
Segundo a coordenação, o tempo de apresentação destinado pelo regulamento para cada Boto, varia entre 1 hora e 30 minutos e 2 horas. Como cada Boto tem 11 títulos, segunda-feira, 18, será apurado qual das duas associações folclóricas passará a liderar o Sairé, com 12 conquistas. O Boto Tucuxi entrou na arena às 21h46. Embalado ao som de Carimbó, o boto animal saiu do meio da galera, levando o público ao delírio.
O Tucuxi buscou mostrar em seu espetáculo que o Sairé sempre foi, e sempre será feito pelos nativos, que representam os indígenas borari, os ancestrais, a aldeia, a vida, a tradição, o povo, os caciques, os encantados, os artesãos, os catraieiros, os rezadores, os barraqueiros, as doceiras e muitos outros que estão e são do território.
O Boto Cor de Rosa, se apresenta neste sábado, 16, com o tema “A Grande Festa do Sairé”. O Festival dos Botos faz parte da programação da maior manifestação cultural do Oeste do Pará, o Sairé, que neste ano tem como tema “Tradição e Arte em Alter”.
De acordo com a Prefeitura de Santarém, o Sairé deve movimentar cerca de R$ 15 milhões, no município, durante os 5 dias do evento e atrair 100 mil pessoas.
O Secretário Municipal de Cultura, Luís Alberto Pixica, disse que a Prefeitura, junto com os órgãos de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agentes da SMT e Detran, além de outros órgãos, estão atuando incansavelmente para levar uma festa tranquila a todos que forem a Alter do Chão, para curtir o Sairé, que além das apresentações dos botos, tem também shows de diversos cantores, entre os quais, neste sábado terá a apresxentação da cantora Solange Almeida.
Somos independentes apoie nosso trabalho via pix (92) 994961969