Serra das Andorinhas no Pará encanta trilheiros que buscam entrar em contato com a natureza
Os visitantes que participam das trilhas destacam a importância de preservar áreas naturais como a Serra dos Martírios/Andorinhas e destacam a beleza e a tranquilidade do local.
PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP LINK
COMPARTILHE COM SUA COMUNIDADE
Agência Pará- O Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense, tem recebido um aumento significativo na busca por serviços de ecoturismo. A Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) recebeu três grandes trilhas que atraíram a atenção de visitantes em busca de contato com a natureza e aventura.
A primeira a ser realizada foi a 4º Trilha das Mulheres de São Geraldo do Araguaia, organizada pela condutora credenciada pelo Ideflor-Bio, Crislayne Cristina. Os 7,8 quilômetros de percurso foram trilhados por 56 mulheres que puderam explorar pontos turísticos como as cachoeiras ‘Véu de Noiva’, ‘Poção’ e ‘Quarta Queda’, que revelam toda a beleza natural da região.
A segunda trilha realizada, ‘Trilha da Unopar de São Geraldo do Araguaia’, foi organizada pelo também condutor credenciado Bruno Monteiro. Com um percurso de 12 quilômetros, a trilha atraiu a participação de 15 pessoas que tiveram a oportunidade de explorar locais como o mirante da caverna e as cachoeiras da ‘Visagem’ e do ‘Espelho’, proporcionando uma experiência única.
Já a terceira foi organizada por membros do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e contou com a participação de 22 pessoas. Eles foram guiados pelo condutor credenciado pelo Ideflor-Bio, Raimundo Gomes, em pontos como as cachoeiras da ‘Vagen Grande’ e no ‘Poção da Vagen Grande’. Todo o trajeto levou em torno de 6 quilômetros e o público ficou encantado com as belezas naturais do início ao fim do passeio.
Leia Também
No coração da Amazônia Alter do Chão Celebra 266 Anos
Índice de Atividades Turísticas cresce 12,9% na comparação com 2022
Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos
Segundo a gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, a crescente procura pela UC como destino de ecoturismo, reflete a valorização dos recursos naturais da região e o interesse crescente dos turistas em explorar ambientes preservados.
“As trilhas oferecidas proporcionam não apenas uma experiência de aventura, mas também a oportunidade de conhecer de perto a diversidade da fauna e flora locais”,enfatizou.
Satisfação
Os visitantes que participaram das trilhas destacaram a importância de preservar áreas naturais como a Serra dos Martírios/Andorinhas e ressaltaram a beleza e a tranquilidade do local. Além disso, a interação com guias garante uma experiência segura e enriquecedora para os turistas.
Para o biólogo do Ideflor-Bio, Wagner Bastos, a gestão responsável do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, aliada à promoção de atividades de ecoturismo, contribui não apenas para a conservação do meio ambiente, mas também para o desenvolvimento sustentável da região.
“A preservação dessas áreas naturais é essencial para garantir a qualidade de vida das comunidades locais e o equilíbrio dos ecossistemas”,ressaltou o especialista.
Com a divulgação positiva das trilhas e atividades oferecidas no Parque, é esperado que mais turistas se interessem em conhecer e explorar as riquezas naturais da região. Além disso, a UC se consolida como um destino de ecoturismo promissor na região sudeste paraense, atraindo a atenção de turistas em busca de aventura, contato com a natureza e momentos inesquecíveis em meio a paisagens deslumbrantes.