Emmanuel Macron presidente francês visita Belém pela primeira vez
3 mins read

Emmanuel Macron presidente francês visita Belém pela primeira vez

É primeira visita oficial ao Brasil do presidente francês que inicia, na capital paraense, uma extensa agenda bilateral no país

PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP  LINK

COMPARTILHE COM SUA COMUNIDADE

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O governador do Estado, Helder Barbalho, recebeu nesta terça-feira (26), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a primeira-dama Janja, e o presidente da França, Emmanuel Macron. Os chefes de Estado foram recepcionados também pela primeira-dama, Daniela Barbalho, pelo Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino e pelo Ministro de Estado das Cidades, Jader Filho. Com Informações da Agência Pará.

PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP  LINK

O governador Helder Barbalho presenteou Macron com uma camisa marajoara, uma do Remo e outra do Paysandu

A data de hoje marca a primeira visita oficial ao Brasil do presidente francês. Na companhia de Lula e Helder, Macron inicia, na capital paraense, uma extensa agenda bilateral no país ao longo dos próximos dias. A agenda em Belém tem como uma de suas motivações a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada na capital paraense em novembro de 2025. Na oportunidade, o governador aproveitou para presentear Macron com uma camisa marajoara e camisas dos dois maiores clubes do Estado: Remo e Paysandu.

Os dois presidentes e o governador do Estado estiveram na Ilha do Combu, na margem sul do Rio Guamá, e acompanharam a produção artesanal e sustentável do cacau na localidade, fizeram também uma visita à fábrica de chocolates “Filha do Combu”, gerenciada pela empreendedora Dona Nena, exemplo de bionegócio. Hoje, o Estado do Pará é único do Brasil a contar com um Plano de Bioeconomia. 

No trajeto até o Combu, o presidente Lula e o governador Helder Barbalho tiveram a primeira reunião bilateral com o presidente francês. Entre os integrantes da equipe de Macron estão o ministro de Europa e dos Negócios Estrangeiros, Stéphane Séjourné, a secretária de Desenvolvimento e Parceiras Internacionais do Ministério de Europa e dos Negócios Estrangeiros, Chrysoula Zacharopoulou, além do embaixador da República Francesa no Brasil, Emmanuel Lenain. 

Leia Também

Ex-presidente admite permanência de dois dias na representação diplomática em Brasília

Integram a comitiva do Executivo Federal os ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Marina Silva, do Meio Ambiente; e Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, além de Ricardo Neiva Tavares, Embaixador do Brasil na França e a primeira-dama, Janja.

Desenvolvimento Sustentável

Juntos, Helder e Lula mostraram ao presidente francês, Emmanuel Macron, a complexidade da questão amazônica e as alternativas de desenvolvimento econômico sustentável, que encontram na bioeconomia o caminho chave para a transição para uma economia de baixo carbono. 

Eles também tiveram um encontro com representantes indígenas. Na ocasião, o líder indígena da etnia Kayapó, Raoni Metuktir, recebeu das mãos de Macron, a condecoração expoente mundial da causa indígena.  

Emmanuel Macron permanece no Brasil até a quinta-feira (28) e ainda deve visitar as cidades de Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília. De Belém, ainda hoje (26), Lula e Macron seguirão para o Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *