Semcel discute plano anual de aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc em Mojuí dos Campos
A Lei Aldir Blanc prevê a destinação de R$ 178 mil para apoiar o setor cultural.
Redação do 92amz/www.92amz.com.br/G1STM
PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP LINK
COMPARTILHE
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) de Mojuí dos Campos, oeste do Pará, realizou no último dia 27, uma sessão pública na escola municipal Júlio Walfredo da Ponte, para elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), da Lei Aldir Blanc. Participaram fazedores de cultura e interessados em contribuir para a definição das diretrizes de utilização de R$ 178 mil disponibilizados pela Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB).
A Lei Aldir Blanc foi instituída com o objetivo de apoiar o setor cultural no Brasil, severamente afetado pela pandemia da Covid-19. A lei destina recursos financeiros ao fomento de atividades culturais e ao suporte a artistas, coletivos, grupos e espaços culturais, reconhecendo a importância dessas entidades na preservação e promoção da cultura local.
Os recursos provenientes da Lei Aldir Blanc são distribuídos entre estados, municípios e o Distrito Federal, responsáveis pela implementação das ações.
Durante a sessão pública, foram apresentadas as propostas iniciais para a aplicação dos recursos e abertas a palavra para que os participantes pudessem sugerir, debater e colaborar na construção de um plano que atenda às necessidades e demandas da comunidade cultural de Mojuí dos Campos. A participação ativa da sociedade civil foi essencial para garantir que os recursos sejam direcionados de forma transparente e eficiente, beneficiando o maior número possível de agentes culturais.
O secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Jair Soares, exaltou os esforços da administração municipal em assegurar a aplicação eficaz dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc e assim, fortalecer o setor cultural no município. “É um compromisso do governo, do prefeito Marco Antônio, em garantir a aplicação desses recursos para fomentar as atividades culturais, apoiar os artistas e fortalecer os espaços culturais, que são fundamentais para a preservação e promoção da nossa cultura”, disse.
O prefeito Marco Antônio Lima, em sua mensagem à população, destacou a importância da participação coletiva no processo de elaboração do plano. “A cultura é a alma de nosso município, e a Lei Aldir Blanc nos oferece uma oportunidade única de fortalecer e valorizar nossas manifestações culturais. É fundamental a participação dos artistas, produtores culturais e cidadãos interessados, para juntos construirmos um plano que reflita a riqueza e diversidade cultural de Mojuí dos Campos”, declarou.