ATER Paidégua. Aplicativo facilita assistência técnica para produtores rurais no Pará
2 mins read

ATER Paidégua. Aplicativo facilita assistência técnica para produtores rurais no Pará

Aplicativo permite que as equipes técnicas ofereçam suporte contínuo e de qualidade aos agricultores, mesmo à distância

COMPARTILHE

Redação do 92amz

PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP  LINK

Para conectar equipes prestadoras de Assistência Técnica Rural (ATER) aos produtores rurais localizados na Amazônia, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), a Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), em parceria com agricultores familiares do Pará e apoio da Fundação Walmart e da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), desenvolveram o aplicativo ATER Paidegua.

A ferramenta permite que as equipes técnicas ofereçam suporte contínuo e de qualidade aos agricultores, mesmo à distância, se baseando na metodologia de assistência técnica com foco no desenvolvimento e adoção de práticas agrícolas sustentáveis para os atendimentos à distância e presenciais. Aparecida Brandão, coordenadora de projetos da FVPP, relata que mais de 80% das famílias assistidas na área rural têm acesso à internet.

“Duas das principais motivações para a criação do aplicativo foram reduzir os custos de ATER na Amazônia e permitir que as nossas equipes técnicas façam um bom registro das prestações de assistência técnica que já vínhamos fazendo virtualmente, só que de forma não sistematizada e não registrada”, destaca Lucimar Souza, diretora de Desenvolvimento Territorial do IPAM.
Já em funcionamento, o aplicativo possibilita aos técnicos agendar visitas presenciais e criar bancos de dados organizados da propriedade e dos atendimentos realizados. “Isso reduzirá o tempo de espera para receber assistência e esclarecer dúvidas dos produtores, além de possibilitar o atendimento em locais de difícil acesso”, diz Elisangela Trzeciak, pesquisadora do IPAM.

Leia Também

Levantamento da campanha despejo zero mostra que Mais de 1,5 milhão de brasileiros são afetados por remoções forçadas.

A ferramenta também possibilita atender as necessidades específicas de cada região. “A regionalização e a característica peculiar de nossos territórios estarão mais acessíveis num aplicativo com a cara do Pará a todo o público rural paraense, especialmente a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais”, comenta Cristiane Fonseca, extensionista rural.

*Com informações do IPAM

DISQUE DENÚNCIA

Watsapp 92-98151-7280

Seu nome será preservado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *