
Cemitério de aviões em Manaus
Retirada de um Boeing 737-200 do “cemitério” de aeronaves do SBEG.
Da Redação do Portal 92amz
Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e tenha acesso exclusivo ao 92amz LINK
92amz está no Bluesky clique no link para seguir @92amz.bsky.social


Uma grande operação foi feita durante a última terça-feira (21) no Aeroporto de Manaus. O “Breguinha” que pertenceu a Varig e Rico, foi levado para uma propriedade nos arredores da capital amazonense.
A história dessa aeronave remonta aos anos 1970, já que a mesma fez parte do lote de dez unidades que a Varig encomendou naquela década.
Elas faziam parte da moderna frota de Boeing Super Advanced que estava estreando na Cia. Quando chegou ao Brasil, em 1975, recebeu a matrícula PP-VMN, e tinha a “missão” de substituir os Electra II nas rotas domésticas, enquanto aqueles ficaram exclusivamente na Ponte Aérea.
Em 2001 o PP-VMN foi alugado para a extinta Nacional e voltou para a VARIG um ano depois. Em 2003 o VMN chega para a Rico, quando a empresa iniciou sua expansão regional.
Na Cia recebeu a matrícula “PP-RLA” e foi batizado de “Cmte Mickey”, uma homenagem a Yurtsever Munur, responsável pela criação da companhia. O RLA cobria (junto com o RLB) as rotas Manaus-Tefé-Tabatinga, Manaus-Porto Velho-Rio Branco-Cruzeiro do Sul, Manaus-Boa Vista e Manaus-Santarém-Belém.

A aeronave PP-RLA completa 50 anos em 2025 e agora parece que ganhou o seu último, e mais digno, lar.
Via | Aviação Amazônica