Pesquisa DESTAK aponta péssimo desempenho do deputado estadual João Pingarilho (Podemos)
3 mins read

Pesquisa DESTAK aponta péssimo desempenho do deputado estadual João Pingarilho (Podemos)

O levantamento ouviu 800 pessoas e tem como objetivo medir a percepção da população sobre o trabalho dos parlamentares em exercício.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-104.png

92amz está no Bluesky clique no link para seguir @92amz.bsky.social

Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e tenha acesso exclusivo ao 92amz  LINK

Portal 92amz (92)981517280 com informações da Assessoria DESTAK

ADestak Publicidade e Marketing também divulgou nesta quinta-feira (17) os resultados da pesquisa de opinião pública que avaliou o desempenho dos deputados que representam o município de Santarém no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O levantamento ouviu 800 pessoas e tem como objetivo medir a percepção da população sobre o trabalho dos parlamentares em exercício.

Único deputado federal santareno na Câmara, Henderson Pinto (MDB) recebeu uma avaliação majoritariamente regular entre os entrevistados. Para 39,04% dos santarenos, o desempenho do parlamentar é regular. Outros 27,19% consideram sua atuação boa, enquanto 10,96% avaliam como péssima e apenas 5,26% classificam como excelente. Um número significativo (17,55%) não soube ou preferiu não responder.

A deputada estadual Maria do Carmo (PT), que já foi prefeita de Santarém e tem forte atuação na defesa de políticas sociais, recebeu uma avaliação positiva entre os entrevistados. Para 35,96% das pessoas ouvidas, a atuação da parlamentar é boa. Outros 31,14% a classificam como regular, enquanto 16,23% a consideram péssima e 3,95% disseram que sua atuação é excelente. Apenas 12,72% não souberam ou não quiseram responder.

Entre os parlamentares estaduais, o deputado João Pingarilho (PODE) apresentou os índices mais baixos de avaliação positiva e o maior percentual de desconhecimento. Apenas 2,19% dos entrevistados classificaram sua atuação como boa, e nenhum respondeu “excelente”. O índice de avaliação regular foi de 13,6%, o mesmo percentual dos que consideraram seu desempenho péssimo. Um número expressivo de entrevistados — 70,61% — não souberam ou não responderam sobre o parlamentar.

Pesquisa mostra aprovação do governador Helder Barbalho

O governador Helder Barbalho, por outro lado, mantém altos índices de aprovação popular em Santarém. Segundo a pesquisa, 62,72% dos entrevistados aprovam a gestão estadual, enquanto 30,7% desaprovam. Apenas 6,58% não souberam ou não quiseram responder.

Os dados reforçam a forte presença política e administrativa de Helder Barbalho no oeste do Pará, impulsionada por obras e programas do governo estadual em áreas como saúde, infraestrutura e segurança pública. A avaliação positiva sustenta sua popularidade no município, onde o MDB também comanda a prefeitura. Helder já esteve bem melhor, na sondagem da ulrima coleta de dezembro de 2024, quando o gestor ainda era o prefeito Nélio Aguiar, ele chegou a bater 73% de aprovação, ou seja, caiu mais de 10%.

Aprovação do presidente Lula

Em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o cenário em Santarém é de uma maioria favorável, porém, com uma base crítica consolidada. A aprovação do governo federal atinge 32,01%enquanto 54,39% desaprovam. Outros 13,6% não souberam ou não quiseram responder.

COLABORE COM NOSSO TRABALHO ENVIANDO UM PIX COM QUALQUER VALOR 92 99496-1969 APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE, SOMOS INDEPENDENTE E NÃO TEMOS MONETIZAÇÃO. EQUIPE DE COLABORADORES AGRADECE

COLABORE APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *