São Raimundo é o time do coração da maioria dos torcedores santarenos
4 mins read

São Raimundo é o time do coração da maioria dos torcedores santarenos

Os dados mostram insatisfação com o apoio da Prefeitura ao esporte e desconfiança em relação ao andamento das obras, previstas para serem concluídas em agosto de 2026.

92amz está no Bluesky clique no link para seguir @92amz.bsky.social

Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e tenha acesso exclusivo ao 92amz  LINK

Portal 92amz/

Um levantamento inédito realizado pela empresa Destak Publicidade e Marketing, divulgado na sexta-feira (3), revelou a percepção dos santarenos sobre o esporte amador e as obras de reconstrução do Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará. Os dados mostram insatisfação com o apoio da Prefeitura ao esporte e desconfiança em relação ao andamento das obras, previstas para serem concluídas em agosto de 2026.

Quando questionados sobre a atuação do poder público no incentivo ao esporte amador em Santarém, 42,47% dos entrevistados avaliaram como “regular”, enquanto 17,81% classificaram como “ruim” e 4,11% como “muito ruim”. Apenas 15,06% consideraram “bom” e nenhum apontou a gestão como “muito boa”. Outros 20,55% afirmaram não saber opinar.

As obras do Colosso do Tapajós, principal palco do futebol santareno, também foram alvo de críticas. Para 27,4% da população, o atraso no andamento da reforma demonstra a falta de prioridade da administração municipal com o esporte. Outros 26,03% reconhecem a importância da obra, mas consideram o atraso um problema sério. Apenas 2,74% disseram estar satisfeitos com o ritmo atual dos trabalhos, enquanto 21,91% afirmaram conhecer o projeto, mas não acompanhar de perto.

O estádio, que já foi símbolo do futebol regional, segue em reforma desde 2016 e, segundo a previsão oficial, só deve ser entregue em agosto de 2026. A pesquisa aponta ceticismo: 34,25% não acreditam no prazo e 42,46% disseram não saber se ele será cumprido. Apenas 4,11% acreditam que a data é realista.

Apesar da desconfiança, há expectativa em relação ao potencial do Colosso do Tapajós após a conclusão das obras. Para 45,21% dos entrevistados, Santarém terá condições de sediar jogos de maior porte, não apenas em nível estadual, mas também regionais e até nacionais. Outros 32,87% responderam “talvez”, enquanto 19,18% não souberam opinar e 2,74% acreditam que o estádio não terá impacto significativo.

A pesquisa também mediu o engajamento da população com o futebol local. Questionados sobre o Campeonato Santareno, 38,36% disseram acompanhar “pouco”, 28,77% “razoavelmente” e apenas 10,96% afirmaram acompanhar “muito”. Já 21,92% revelaram não ter interesse.

No quesito paixão clubística, os times tradicionais da cidade continuam liderando a preferência dos torcedores: o São Raimundo aparece em primeiro lugar 35,6%, enquanto o São Francisco é o segundo time no coração dos santarenos com 33,1% da torcida. O Tapajós surge em terceiro, com 6,8%, à frente de clubes históricos e comunitários como Flamengo (5,4%), Sem Terra (4,9%) e América (4,3%).

O levantamento mostra que 80,82% da população está ciente da reconstrução do estádio, mas apenas 1,37% consideram o andamento da obra “muito positivo” e confiam na entrega dentro do prometido. A maioria divide-se entre os que veem o processo de forma positiva, mas com atrasos (35,62%) e os que avaliam de forma negativa, pela falta de clareza e confiança (35,62%).

Os números revelam um cenário de descrença no poder público e baixa valorização do esporte amador em Santarém, apesar da força da paixão futebolística que continua pulsando entre os torcedores. O desafio agora será transformar esse sentimento em políticas efetivas e infraestrutura de qualidade para que o município possa, de fato, voltar a ser referência no cenário esportivo regional.

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

COLABORE COM NOSSO TRABALHO ENVIANDO UM PIX COM QUALQUER VALOR 92 99496-1969 APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE, SOMOS INDEPENDENTE E NÃO TEMOS MONETIZAÇÃO. EQUIPE DE COLABORADORES AGRADECE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *