Advogada presa em Manaus é esposa de líder do Comando Vermelho, revela PF
Operação da Polícia Federal aponta que profissionais do Direito atuavam como mensageiros da facção e repassavam ordens de chefes presos para criminosos em liberdade.

92amz está no Bluesky clique no link para seguir @92amz.bsky.social
Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e tenha acesso exclusivo ao 92amz LINK
Portal 92amz (92)98151-7280

As investigações da Polícia Federal (PF) revelaram que a advogada Janai de Souza Almeida, presa durante uma operação deflagrada na última quinta-feira (6) em Manaus, é casada com Denilson de Andrade Júnior, conhecido como “Pelado”, apontado como integrante do Comando Vermelho (CV) e atualmente detido em um presídio federal de segurança máxima.
De acordo com a PF, Janai e outros três advogados presos atuavam como intermediários entre líderes da facção presos e criminosos em liberdade, utilizando-se da prerrogativa profissional para facilitar a comunicação entre os grupos. Segundo as investigações, os suspeitos exerciam o papel de “mensageiros” e articuladores, repassando ordens e informações estratégicas entre os chefes do CV.
“Pelado”, marido da advogada, chegou a integrar o grupo criminoso Revolucionários do Amazonas (RDA), no qual exercia a função de conselheiro permanente. Antes de ser preso, ele teria migrado para o CV, assumindo o comando do tráfico no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da capital amazonense.
RELACIONADO
PF prende quatro advogados ligados ao Comando Vermelho em operação em Manaus
A operação também identificou que Alan Sérgio Martins Batista, conhecido como “Alan do Índio”, é o principal líder do CV no Amazonas e o responsável por comandar os advogados que atuavam como elo entre os membros da facção. Alan é considerado foragido e já havia sido alvo da Operação Xeque-Mate, ação de grande escala que resultou em mais de uma centena de mortes no Rio de Janeiro.
O novo desdobramento da Operação Xeque-Mate, conduzido pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
As autoridades apontam que os advogados detidos ocupavam posição estratégica dentro da estrutura criminosa, sendo responsáveis por manter a comunicação entre presídios e o exterior, além de oferecer respaldo jurídico que ajudava a blindar a facção contra investigações policiais.
A PF segue com as diligências para identificar outros possíveis envolvidos e desarticular o esquema de comunicação ilícita entre os chefes do Comando Vermelho.
Sobre o Portal 92amz

O 92amz é um portal de notícias independente, sediado na Amazônia, comprometido em oferecer informação com credibilidade, agilidade e olhar regional.
Com uma linha editorial plural e foco nos temas que impactam diretamente a vida dos amazonenses, o 92amz cobre política, economia, meio ambiente, cultura, esportes e cotidiano com responsabilidade e linguagem acessível.
Nosso propósito é dar voz à população do Norte, valorizando a realidade local, a diversidade cultural e os desafios da região amazônica, sem abrir mão da análise crítica e do jornalismo de apuração.
COLABORE COM NOSSO TRABALHO ENVIANDO UM PIX COM QUALQUER VALOR 92 99496-1969 APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE, SOMOS INDEPENDENTE E NÃO TEMOS MONETIZAÇÃO. EQUIPE DE COLABORADORES AGRADECE
COLABORE APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE
