Cenário do Rio Negro  requer atenção
2 mins read

Cenário do Rio Negro requer atenção

Os dados do Porto de Manaus indicam que, apesar das oscilações pontuais do início do mês, a recuperação tem ganhado ritmo nos últimos dias

92amz com informações do Portal Acrítica

Rio Negro mantém tendência de subida e atinge 22,73m em Manaus, mas especialistas alertam para a necessidade de monitoramento contínuo (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

O nível do rio Negro voltou a apresentar tendência de subida nos últimos dez dias. De acordo com a medição desta segunda-feira (17), o rio alcançou a cota de 22,73 metros no porto de Manaus, um aumento de 52 centímetros desde o dia 1º de fevereiro.

Os dados do Porto de Manaus indicam que, apesar das oscilações pontuais, a recuperação tem ganhado ritmo. No início do mês, o rio permaneceu estável por quatro dias seguidos e até registrou uma leve descida no dia 7. No entanto, a partir do dia 10, a elevação diária se intensificou, atingindo 9 centímetros nos últimos três dias.

Para o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Artur Matos, a evolução do nível do rio ainda depende das condições climáticas nos próximos meses. “Nos últimos quatro anos, tivemos duas cheias severas e duas secas severas. Esse padrão reforça a necessidade de acompanhar com atenção o comportamento hidrológico da Amazônia”, afirmou Matos.

O pesquisador Leonardo Vergasta, do Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre da Universidade do Estado do Amazonas (LabClim/UEA), também ressaltou que o fenômeno La Niña, confirmado em janeiro, pode favorecer um regime de chuvas acima da média nos próximos meses, o que pode impactar a cheia deste ano.

“As projeções indicam que as precipitações devem ficar acima da normalidade na faixa centro-norte da bacia Amazônica, incluindo as regiões do alto, médio e baixo Solimões, rio Negro, Içá e Japurá”, afirmou Vergasta na mesma data.

Embora a recuperação do rio seja evidente, especialistas alertam que as variações no ritmo de subida e as incertezas climáticas ainda exigem monitoramento constante. A regularidade das chuvas e a influência de outros fatores meteorológicos serão determinantes para o comportamento da cheia nos próximos meses.

COLABORE COM NOSSO TRABALHO ENVIANDO UM PIX COM QUALQUER VALOR 92 99496-1969 APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE, SOMOS INDEPENDENTE E NÃO TEMOS MONETIZAÇÃO. EQUIPE DE COLABORADORES AGRADECE

COLABORE APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *