SEMED Assina TAC em Resposta a Denúncias de Assédio moral e sexual em Santarém
3 mins read

SEMED Assina TAC em Resposta a Denúncias de Assédio moral e sexual em Santarém

Se os compromissos estabelecidos no Termo de Ajuste de Conduta não forem cumpridos, será cobrada multa de R$5.000,00, por cláusula descumprida e por infração constatada.

92amz está no Bluesky clique no link para seguir @92amz.bsky.social

Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e tenha acesso exclusivo ao 92amz  LINK

Portal 92amz/Com informações do MPT/JC

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Santarém (PA) firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP). O documento foi assinado após serem apuradas denúncias de assédio moral e sexual em ao menos 3 escolas municipais.

No acordo, que tem natureza extrajudicial, a Semed se compromete a não permitir ou tolerar a exposição de trabalhadores a práticas de assédio. Esses comportamentos incluem: pressão psicológica; coação; intimidação; discriminação, seja por gênero, orientação sexual ou crença; perseguição; abuso de poder; exigências inapropriadas; e atitudes abusivas e constrangedoras, expressas por meio de palavras. 

Além disso, a secretaria deverá apresentar a confirmação das medidas tomadas em resposta a cada denúncia recebida e apurar, imediatamente, qualquer nova ocorrência de assédio, inclusive no ambiente escolar, em até 30 dias corridos a partir do recebimento da denúncia. Após a apuração, as providências necessárias devem ser executadas em até 180 dias. 

Entre outras obrigações assumidas, estão inclusas:

  • garantir as mínimas condições de segurança e higiene no local de trabalho, com um foco especial no bem-estar mental dos servidores e empregados de terceirizadas e conveniadas;
  • realizar um diagnóstico do ambiente psicossocial do trabalho, atendo às peculiaridades das escolas Indígenas, de áreas ribeirinhas e da região de Planalto, incorporando os resultados no Programa de Gerenciamento de Riscos (NR-01) e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • implementar política permanente para combater o assédio, seja promovendo canais de denúncia, inclusive anônimas, criando materiais informativos, organizando palestras e prevendo que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) inclua os temas referentes à prevenção e ao combate às formas de violência em suas atividades.

Se os compromissos estabelecidos no Termo de Ajuste de Conduta não forem cumpridos, será cobrada multa de R$5.000,00, por cláusula descumprida e por infração constatada.

Os valores são reversíveis a ações ou projetos sem fins lucrativos e seu pagamento não substitui as obrigações firmadas no TAC. 

Veja também

Proibido para menores! Vídeo mostra casal de servidores da educação fazendo sexo dentro da secretaria.

Denuncie

Qualquer ocorrência de assédio moral ou sexual em ambiente de trabalho pode e deve ser denunciada ao Ministério Público do Trabalho, por meio dos canais disponíveis no site: www.prt8.mpt.mp.br.  

COLABORE COM NOSSO TRABALHO ENVIANDO UM PIX COM QUALQUER VALOR 92 99496-1969 APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE, SOMOS INDEPENDENTE E NÃO TEMOS MONETIZAÇÃO. EQUIPE DE COLABORADORES AGRADECE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *