Zona Azul divide opiniões em Santarém
Levantamento da Destak revela que, enquanto parte da população aprova o sistema por organizar o trânsito, outros criticam os custos e os impactos no cotidiano.

92amz está no Bluesky clique no link para seguir @92amz.bsky.social
Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e tenha acesso exclusivo ao 92amz LINK
Portal 92amz
Desde que a Zona Azul começou a ganhar corpo em Santarém, o tema tem provocado acalorados debates entre comerciantes, condutores e moradores. O sistema de estacionamento rotativo, embora defendido pela Prefeitura como solução para desafogar o trânsito no centro comercial e melhorar a rotatividade de vagas, também passa por críticas que apontam para interesses conflituosos, custos inesperados e impactos para quem depende do carro no dia a dia, é o que revela um recente levantamento feito pela Destak mostrando um cenário dividido. Confira abaixo.

DESTAK– A implantação do sistema Zona Azul em Santarém, no oeste do Pará, ainda gera polêmica entre os moradores. É o que mostra levantamento inédito realizado pela empresa Destak Publicidade e Marketing, realizado nesta segunda-feira (29), e divulgado hoje (30), que ouviu a população sobre os principais desafios e demandas do município, com foco no estacionamento rotativo do centro da cidade.
De acordo com os dados, 87,84% dos entrevistados afirmaram conhecer o sistema, enquanto 12,16% disseram apenas ter ouvido falar. Ninguém declarou desconhecer a Zona Azul. Quanto ao uso, 31,08% dos motoristas estacionam em áreas do sistema algumas vezes por semana, mesma proporção dos que responderam “raramente”. Outros 27,03% afirmaram utilizar diariamente, e 10,81% disseram nunca estacionar nessas áreas.
A cobrança pelo uso das vagas aparece como um dos pontos mais controversos. Para 31,08% dos entrevistados, a tarifa é justa; já 29,73% a consideram excessiva, e 27,03% defendem que o estacionamento deveria ser gratuito. Entre os que avaliaram o valor atual de R$ 4 por hora, 63,51% disseram que é alto demais, enquanto 25,68% o consideraram justo. Nenhum entrevistado classificou o valor como baixo.
O levantamento também revelou que 27,03% dos motoristas já foram multados por descumprirem as regras da Zona Azul, contra 72,97% que nunca sofreram penalidades. Em relação à forma de pagamento, 51,35% utilizam pontos de venda físicos com comerciantes credenciados, 31,08% preferem o aplicativo e 17,57% disseram não utilizar ou não saber como pagar.
Para 37,84% dos entrevistados, o sistema é simples e prático, enquanto 25,68% acreditam que poderia ser melhorado. Outros 32,43% afirmaram nunca ter utilizado e 4,05% consideram o processo complicado.
Quando questionados sobre o impacto no trânsito e na rotatividade de vagas, 37,84% responderam que a Zona Azul trouxe melhorias, 36,49% acreditam que apenas em parte, 17,57% não viram resultados e 8,1% não souberam avaliar.
Na soma final, o sistema divide opiniões: 40,54% dos entrevistados aprovam a Zona Azul implantada no centro de Santarém, 36,49% desaprovam e 22,97% não souberam ou não quiseram responder.











COLABORE COM NOSSO TRABALHO ENVIANDO UM PIX COM QUALQUER VALOR 92 99496-1969 APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE, SOMOS INDEPENDENTE E NÃO TEMOS MONETIZAÇÃO. EQUIPE DE COLABORADORES AGRADECE
