Em Belém Governo Federal retoma Obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’.
5 mins read

Em Belém Governo Federal retoma Obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’.

A União, responsável pelo programa habitacional, vai concluir mais de mil unidades do Residencial Viver Outeiro

Instagram Twitter

Da Redação 92\mz.com.br

Em uma das unidades do Residencial, o governador Helder Barbalho, o ministro Jader Filho, o prefeito Edmilson Rodrigues, a deputada federal Elcione Barbalho e o senador Jader Barbalho

Em uma das unidades do Residencial, o governador Helder Barbalho, o ministro Jader Filho, o prefeito Edmilson Rodrigues, a deputada federal Elcione Barbalho e o senador Jader BarbalhoFoto: Bruno Cecim / Ag.ParáA retomada das obras do Residencial Viver Outeiro, neste sábado (25), marca o relançamento do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, em Belém. Após vistoria no espaço, o ministro das Cidades, Jader Filho, e o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciaram a retomada da construção de 1.008 unidades habitacionais no Residencial, localizado no Bairro de Itaiteua, na Ilha de Outeiro, distrito da capital.

Ministro Jader Filho, governador Helder Barbalho e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues

Ministro Jader Filho, governador Helder Barbalho e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues na solenidadeFoto: Bruno Cecim / Ag.Pará“É fundamental que possamos fortalecer a política habitacional do Estado, que permita com que as pessoas que mais precisam de remanejamento tenham acesso à moradia digna. O andamento das obras dessas unidades influenciará na redução do déficit habitacional e avançará no saneamento e infraestrutura da Região Metropolitana de Belém. Obras paradas, como as abandonadas pelo governo federal anterior, representam desperdício, prejuízos estruturais e danos ao Erário. Mas estamos virando essa página, e celebro hoje a parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, para o avanço dos empreendimentos no Pará”, destacou Helder Barbalho.

Maiara Oliveira

A cobradora de transporte alternativo Maiara Oliveira, uma das pré-selecionadas pelo sorteio das unidades habitacionais realizado pela Prefeitura de Belém, afirmou estar vivendo um sonho. “Eu fiz a inscrição no Programa há sete anos, e ver agora esse grande passo sendo dado nos traz um felicidade muito grande, e o sentimento de ver o meu sonho sendo realizado. Não só meu, como de muitos moradores de Outeiro, que moram de aluguel ou em condição de risco e necessitam desse Programa. Só posso agradecer pela oportunidade de ter dignidade de moradia”, disse Maiara.

Meta para quatro anos – No último dia 14 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória nº 1.162, que marca a retomada do programa habitacional. Nos próximos quatro anos, a previsão do Governo Federal é de que 2 milhões de unidades habitacionais sejam entregues no País.

Ministro Jader Filho: retorno imediato das obrasFoto: Bruno Cecim / Ag.Pará“Não vamos perder tempo. Em 40 dias de governo já estávamos com a Medida Provisória do novo programa editada. Daqui a mais 20 dias já vamos estar com todas as especificações definidas, para que os prefeitos apresentem para a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal as novas propostas de construção do ‘Minha Casa, Minha Vida’, que passará a contar com varandas nos imóveis. No Pará, a gestão federal anterior deixou 18 mil obras paradas por descaso e falta de interesse. Nós estamos retomando imediatamente as obras do Programa”, garantiu o ministro Jader Filho.

Ministro Jader Filho: retorno imediato das obras
Residencial Viver Outeiro tem mais de mil unidades habitacionais

Residencial Viver Outeiro tem mais de mil unidades habitacionaisFoto: Bruno Cecim / Ag.ParáParceria – O secretário de Habitação da Prefeitura de Belém, Rodrigo Moraes, reforçou a importância da parceria entre as esferas federal, estadual e municipal para a melhoria da qualidade de vida da população. “De forma integrada, podemos devolver para essas famílias a dignidade do direito à moradia, gerando durante as obras emprego e renda para a população, e o estímulo ao setor da construção civil. A perspectiva é que a gente possa, em 18 meses, entregar várias unidades habitacionais que estavam abandonadas”, informou.

Roseane Cavalcante: “o sonho está perto”Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

A diarista Roseane Cavalcante, outra pré-selecionada para uma das unidades do Residencial Viver Outeiro, falou sobre a emoção de ver o sonho da casa própria cada vez mais perto de ser consolidado. “Ver essa retomada acontecendo é ótimo, porque vai beneficiar muitas famílias carentes que precisam morar em uma casa digna. Sonhávamos há muitos anos com esse momento, com a nossa casa própria, e finalmente o sonho está perto. Fico muito emocionada só de saber que a cada dia a realização dessa entrega está mais próxima”, acrescentou.

No âmbito do Governo do Pará, o programa habitacional “Sua Casa” já beneficiou mais de 165 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, de 2019 até hoje. Em 2023, a expectativa do governo é beneficiar mais de 11 mil famílias em todo o Pará.

Somos independente Apoie nosso tabalho via pix 92 994961969

(SECOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *