
STF marca julgamento de Zambelli por porte ilegal de arma.

Deputada virou ré em agosto de 2023, após denúncia da PGR

,

Está marcado para ocorrer entre os dias 21 e 28 de março no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento virtual que pode condenar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
O mérito foi incluído na pauta na última terça-feira (11) por autorização do ministro Gilmar Mendes, relator do caso.
Às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, Zambelli sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo, virando ré na Corte em agosto de 2023, quando a maioria dos ministros votou a favor do recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

À época, a então vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, destacou que a parlamentar fez uso indevido da arma.
“A permissão do porte de arma de fogo conferida à denunciada se destina única e exclusivamente à sua defesa pessoal; jamais para constranger a liberdade de interlocutor e a fazer com ele se desculpe dos seus posicionamentos políticos, preferências eleitorais e supostos atos injuriosos manifestados, ainda que a pretexto de resguardar, em tese, sua honra maculada”, diz a denúncia.

Cassada
Em 30 de janeiro, a deputada encontrou novos problemas com a Justiça. Ela teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O Tribunal decidiu, por 5 votos a 2, que Zambelli fez usou indevido de meios de comunicação após divulgar informações falsas sobre o processo eleitoral, em 2022.
De acordo com o desembargador José Antonio Encinas Manfré, relator da ação, abuso de poder também teria sido ato cometido. Manfré apontou que as condutas da parlamentar não estavam protegidas pela liberdade de expressão.
DISQUE DENÚNCIA
Watsapp 92-98151-7280
Seu nome será preservado
COLABORE COM NOSSO TRABALHO ENVIANDO UM PIX COM QUALQUER VALOR 92 99496-1969 APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE, SOMOS INDEPENDENTE E NÃO TEMOS MONETIZAÇÃO. EQUIPE DE COLABORADORES AGRADECE
COLABORE APONTANDO A CÂMERA DE SEU CELULAR PARA O QRCODE
