Instituto Destak aponta liderança de Dona Lucídia para a Prefeitura de Juruti e deve ser reeleita.
Na segunda posição, aparece o ex-prefeito Henrique Costa (PT), com 29%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral (PA-03944/2024) e foram entrevistados 400 pessoas, nas zonas urbana e rural de Juruti.
Nova pesquisa da Destak revela a intenção de votos para a Prefeitura de Juruti (PA). O levantamento realizado entre os dias 26 e 28, mostra à frente da disputa a atual prefeita, Dona Lucídia (MDB), com 51% dos votos válidos – quando são excluídos os nulos e brancos; é assim que a Justiça Eleitoral age para oficializar o resultado da apuração das urnas.
Espontânea
Na pesquisa de intenção de votos espontânea, Dona Lucídia aparece com 36% da preferência dos entrevistados, seguida por Henrique Costa (PT), que conta com 20%, e Tingo CD’s (Republicanos) com 11%.
Nesse tipo de pesquisa, os eleitores manifestam sua preferência sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados em uma lista.
Estimulada
Quando aos eleitores é dado uma lista de nomes, em um cenário estimulado, os números mudam significativamente: Dona Lucídia pula para 45%, enquanto Henrique Costa chega 25% e Tingo CD’S a 18%.
A parcela de indecisos ou que não responderam é significativa: 33% na pesquisa espontânea e 9% na estimulada.
Votos válidos
Quando analisados apenas os votos válidos na pesquisa estimulada, Dona Lucídia se destaca ainda mais, alcançando 51%.
Henrique Costa tem 29% e Tingo CD’S, 20%.
Esses números sugerem que a prefeita atual tem base sólida de apoio, mas também indicam que a corrida eleitoral ainda está aberta, dado o percentual de eleitores indecisos.
Quem ganhará a eleição?
Uma questão interessante levantada nesta pesquisa da Destak foi: “Independente de quem você vota, quem você acha que será eleito o próximo prefeito de Juruti?”.
Neste caso, 49% dos entrevistados acreditam que Dona Lucídia será reeleita, enquanto 25% apostam em Henrique Costa e 13% em Tingo CD’S.
Rejeição
No que diz respeito à rejeição, Henrique Costa apresenta a maior taxa, com 42% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito algum.
Dona Lucídia é rejeitada por 28% e Tingo CD’S por 12%.
Em termos de aprovação de governo, Dona Lucídia mantém uma margem favorável, com 50% dos jurutienses aprovando sua gestão, enquanto 37% desaprovam.
Voto definitivo
Com 72% dos entrevistados indicando que sua intenção de voto é definitiva, e apenas 17% afirmando que ainda pode mudar, a pesquisa sugere um cenário de consolidação para Dona Lucídia, embora a possibilidade de mudanças nas preferências ainda exista.
A aprovação de seu número, o 15, é fortemente associada ao MDB, com 54% dos entrevistados considera o partido o mais forte na eleição.
Câmara de Vereadores
No quadro abaixo, os nomes mais citados para Câmara de Vereadores de Juruti. A Casa tem 15 vagas disponíveis. Em 2020, o partido que elegeu mais candidatos foi o PT – 4.
Com informações, gráficos e percentuais da Destak