
Boto Tucuxi conquista o 12º título do Sairé de Alter do Chão
Grupo Sociocultural Boto Tucuxi conquistou o 12º título do Sairé, com 477,5 pontos, enquanto Cor de Rosa obteve 475 pontos

Em uma correria que começou às 17h, desta segunda-feira, dia 18, no Sairódromo , o Grupo Sociocultural Boto Tucuxi conquistou o 12º título do Sairé de Alter do Chão, com 477,5 pontos, enquanto seu concorrente Cor de Rosa, conseguiu 475 pontos
Magia, luz, charme e sedução marcaram a apresentação do Boto Tucuxi, na última sexta-feira , dia 15, no Sairódromo , em Alter do Chão, a 37 quilômetros de Santarém, oeste do Pará.
Com o tema “ Yandé , o Sairé”, que trouxe à sua essência a coletividade e a união do povo Borari , o Boto Tucuxi mostrou ao público os 16 itens, que foram avaliados pelos jurados, resultando no bicampeonato do ‘Boto Preto’.
O assunto, segundo o conselho consultivo da votação, estava em consonância com o momento atual, pois este ano foi a comemoração dos 50 anos da volta do Saire, ocorrida em 1973, quando ocorreu o resgate do partido após a Igreja Católica ter estabelecido limites rígidos de distanciamento e silenciamento em relação às chamadas festas de santo em 1943, proibindo assim a festividade.
Segundo a coordenação, o tempo de apresentação previsto no regulamento para cada Boto, variou entre 1 hora e 30 minutos e 2 horas.
Como cada Boto tinha 11 títulos, os Tucuxi tornaram-se líderes dos Sairé, com 12 conquistas.
Boto Tucuxi entrou na arena às 21h46. Embalado ao som de Carimbó, o animal boto saiu do meio da galera, levando o público ao delírio.
O Tucuxi procurou mostrar em seu espetáculo que o Sairé sempre foi, e sempre será, feito pelos nativos, que representam os índios Borari , os ancestrais, a aldeia, a vida, a tradição, o povo, os caciques, os encantados, os artesãos, os catraieiros, os rezadores, os barraqueiros, os confeiteiros e tantos outros que são e são do território.
O Boto Cor de Rosa se apresentou no último sábado, dia 16, com o tema “A Grande Festa do Sairé”. O Festival Botos faz parte da programação do maior evento cultural do Oeste do Pará, o Sairé, que este ano teve como tema “Tradição e Arte em Mudança”.
Segundo a Prefeitura de Santarém, o Sairé movimentou cerca de R$ 15 milhões no município durante os 5 dias de evento e atraiu 100 mil pessoas.
Por: Manoel Cardoso/ Portal Santarém