Prefeita de Beruri acusada de farra com dinheiro público pode sofrer CPI em final de mandato.
Prefeita é acusada de favorecimento em licitações para empresas de amigos e outras possíveis irregularidades na gestão
Da Redação do 92amz
PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP LINK
Dados para doação:
Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer)
APOIO 92AMZ SEU PORTAL DENOTICIAS
COMPARTILHE
Oposição articula CPI contra prefeita Maria Lucir Santos de Oliveira da cidade de Beruri por possíveis irregularidades encontradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) ao longo do seu mandato.
Segundo informação repassada por vereadores de oposição disseram ainda que, “possivelmente, o pedido será reforçado por parlamentares de diferentes legendas no Legislativo Estadual”. A intenção é que se apure a responsabilidade total de todas as denúncias levadas ao TCE e ao Tribunal de Contas da União (TCU) em sentença de 2014.
As denúncias no Tribunal de Contas do Estado e da União é puxado pela própria Maria Lucir Santos de Oliveira (mais conhecida como Dona Maria), assim como quando foi prefeito, o ex-marido José Domingos de Oliveira (o popular Zé Domingos). As gestões do casal Oliveira, tornaram-se conhecidas pelo suposto protecionismo aos negócios e contratação, sem concurso público, de familiares e aliados políticos.
Com base em dossiês respaldados em denúncias já feitas aos tribunais de Contas do Estado e da União, algumas delas sob a chancela do Ministério Público Estadual e Federal, respectivamente, é que entidades civis organizadas em Beruri, prometem fornecer à Assembleia Legislativa “subsídios e provas robustas de envolvimento contra o casal Maria Lucir e José Domingos de Oliveira, além da vereadora Elisa Regina (AVANTE) e o marido empresário, como um dos principais fornecedores da Prefeitura”.
LEIA TAMBÉM
Avante confirma Vereadora Eliz Regina como pré-candida à prefeitura de Beruri
Em duas gestões, “Dona Maria” virou alvo predileto de órgãos de controle do Estado e da União (TCE x TCU) a pedido dos ministérios Público de Contas Estadual e Federal, respectivamente. Ela, em 2022, fechou contrato com quatro empresas, uma delas investigada e recorrente por ganhar licitações milionárias de maneira “muito fácil”, aponta vereador dissidente da base aliada, na Câmara.
Ela, como o marido Zé Domingos, “sempre abriram os cofres para empresas pelo apoio que deram às suas campanhas sob um favorecimento escancarado nunca visto”, diz ainda o parlamentar sob segredo da identidade. Segundo a fonte, “só de uma tacada, em sua gestão, a prefeita homologou contrato no valor de R$ 3 milhões para iluminação pública na cidade à Empresa J B Comércio e Serviços” alvo do Ministério Público de Contas (MPC-AM), em 2021.
No segundo pregão, céleres foram os pregões presenciais nº 005 e 010/2022 para serviços em manutenção preventiva de e corretiva de equipamentos de iluminação pública. Segundo dados da Câmara de Beruri, as empresas J.B Comércio e Serviços, mais a MEG de França; Joseles de Alencar Leão–ME, e RC Barroso da Silva, foram as vencedoras da licitação para eventual aquisição de gêneros alimentícios para o município em contrato superior a R$ 7 milhões.
Contato com a Redação
(92) 98151-7280